29 de junho de 2012

O que considerar ao criar sua marca

Como se diferenciar no mundo no qual a escolha parece ser infinita e as marcas surgem e desaparecem ao sabor do vento? Pois bem, não é fácil, nem parece ser uma ciência exata… Mas marca é muito mais do que um nome bonito e um desenho legal…
Qual a correlação entre marca, logo, sucesso, fracasso? Nenhuma? Pois bem, nem todos pensam assim. Claro que estratégia, produto, competição, preço, custo, contam muito para o resultado final, mas uma marca e um logo podem ser seu cartão de visita para entrar ou não no jogo.
Buscando algumas inspirações quanto ao nome? Eu mesmo participei de vários processos de start-ups com escolha de nomes como Zap, ibiubi, Limão, Miniblog, Oi, Território Eldorado, e algumas que estão por vir por aí. Já tive situações em que, apresentando um

25 de junho de 2012

Descubra os perigos da informalidade

Diante da percepção de que são altos os custos e de que há uma enorme burocracia envolvida na criação e manutenção formal de um empreendimento, a opção pela informalidade parece vantajosa ou mesmo a única alternativa de sobrevivência para um pequeno negócio. No entanto, uma análise cuidadosa das vantagens existentes na formalização derruba este mito.
Mais do que sofrer as consequências de uma fiscalização ou de uma ação trabalhista, o grande risco do empreendedor que vive na informalidade está na limitação de crescimento imposta por esta condição, por mais que se invista tempo, dedicação e empenho em fazer o negócio dar certo. "Quem está nesta situação não pode exercer a plenitude de sua atividade, de seu talento, e fica à margem de todo o processo de excelência de seu segmento", afirma Edson Lupatini Jr., secretário de comércio e serviços do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

23 de junho de 2012

O que é Administração Financeira?


Não é raro encontrarmos com pessoas que não conseguem se familiarizar com os números dentro e fora das empresas. Diga-se de passagem... até mesmo seus proprietários desconhecem algumas técnicas que poderiam e podem minimizar perdas e proporcionar lucratividade ao negócio.
Diante desta “dificuldade” com o mundo dos números, me surgiu fortemente o interesse em desenvolver um conjunto de termas voltados especialmente para a área financeira.
Penso que os empreendedores e donos de seu negócio precisam estar antenados e buscar informações em várias áreas da ciências, mas destaco apenas três. Distintas, mas altamente complementares, garantindo dados e informações para os tomadores de decisões das organizações - Entenda-se “dados” como um “conteúdo bruto” e “informação” como conteúdo trabalhado, lapidado e bastante específico. São eles: A Administração de Empresas, a Contabilidade e a Economia.

21 de junho de 2012

E quem cuida das oportunidades?

Em meio as crises mundiais perceptíveis que observamos hoje, sejam elas políticas, econômicas, sociais, financeiras, etc., o Brasil não se encontra fora desta história. Queda dos juros (SELIC), população endividada, medidas "expansionistas" governamentais, falta de mão-de-obra qualificada (apagão de talentos), custo Brasil elevado, dentre outros, cercam o dia-a-dia dos negócios dos brasileiros.
Tais fatos tornam os problemas, sejam eles de caráter "importante" ou "urgente", o "top list" diários dentro das organizações. Qual é a empresa quem não possui problemas? Muito improvável encontrar uma que exista.
Gestores, empresários e principalmente os empreendedores (que possuem multitarefa), desviam enormes esforços para solucioná-los. Além de delegar tal função (solucionadores de problemas) a funcionários que são "peças-chave" na/para empresa.

2 de junho de 2012

Qual a sua personalidade no mundo dos negócios?



O mundo dos negócios não é algo complexo ao ponto de impedir que as pessoas deixem de ingressar nesta área; claro que alguns fatores são extremamente importantes para que acordos sejam firmados, como, por exemplo, ser uma pessoa de influência, ter iniciativa, ter autoconfiança, ser perseverante, buscar a diferenciação, saber fixar metas e traduzi-las em ações, etc. O dicionário conceitua a palavra “personalidade” como “individualidade consciente”, “caráter pessoal e original” ou “pessoa conhecida em razão de suas funções, influências, etc.”.
Dolabela (1999 p. 38), retrata tais pontos acima como características marcantes e existentes dos empreendedores. E a verdade é esta: o mundo e a sociedade precisa de tais pessoas. Que dirá as empresas! Que dirá as