21 de fevereiro de 2012

O que é planejamento estratégico?






O uso da estratégia está no dia-a-dia de cada pessoa. Mesmo que inconscientemente sempre a usamos para realizarmos o que desejamos. Mas afinal, o que é a estratégia?
Segundo o dicio, estratégia é a arte de gerir um conjunto de disposições, sendo assim, seria a administração de todas as situações na qual uma pessoa se encontra, buscando sempre o seu bem estar. Um exemplo bem prático é quando planejamos uma viagem de férias e determinamos uma data a ela; nossa tendência é de gerenciar todas as circunstâncias para que a viagem aconteça como planejado.
Com as empresas a idéia é a mesma, porém alguns conceitos precisam ser levados em consideração para se ter uma melhor compreensão:
Missão: é a razão da existência da organização. Em outras palavras responde a pergunta "a empresa existe pra fazer o que?";
Visão: é a perspectiva da empresa no logo prazo, ou seja, onde ela pretende chegar dentro de alguns anos;
Objetivos: estão intimamente relacionados a missão da empresa. tem caráter mais específicos, como: ser a líder do mercado regional, ter excelência em qualidade, ter o menor preço, etc;
Valores: está ligado a política da organização, sua cultura e princípios na qual funcionários e clientes tendem a perceber.
Esses quatro pontos destacados anteriormente são a base das empresas na qual todas as decisões empresariais giram em torno delas.
Sabiamente o autor Campanha (2010, p. 32), faz uma analogia dizendo que "Os planos funcionam como um mapa e ajundam a encontrar a estrada certa, e andar nela até o destino"; sendo assim o planejamento estratégico nada mais é do que o mapa para sucesso desejado.
Neste momento pode surgir um problema na qual alguns empresários e até mesmo estudantes do curso de Administração se confundem na hora de conceituar o que é planejamento estratégico. Estratégia não é visão! Pensar estrategicamente não está ligado a "o que" e sim a "como". Como irei aumentar minhas vendas este ano em 20%? Como irei reduzir custos? Como alcançarei a liderança de mercado na minha região?
Um exemplo bem clássico que podemos citar é de um general de um exército que deseja sair de uma guerra com sua missão e todos os seus objetivos alcançados. Como ele irá fazer? Através da  implementação de ações e táticas de guerra, previamente planejadas.
Percebe-se que o pensamento estratégico nada mais é do que uma consolidação de idéias que por si só  não tem o poder de produzir resultados; mas é na implementação destas idéias que as organizações irão desenvolver o melhor da estratégia! 
Segundo Bechara (2009, p. 22), pensar estrategicamente é "(...) identificar ocorrências em tempo real, projetando tendências, em uma relação de causa e efeito, sobre os caminhos a serem percorridos pela organização.". Ou como diria nosso amigo Peter Drucker, "é a definição do que temos de fazer hoje para estarmos preparados para as incertezas do amanhã.". E agora sabemos o que é a essência do planejamento estratégico para as empresas: nos preparar hoje e agora, para as incertezas do amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário